Pandemia e plano B na Medicina

A pandemia afetou profundamente a forma  de fazer medicina. Devido à imensa transformação na Medicina, ocasionada pelo enfrentamento à pandemia, 2021 será um ano muito diferente para os médicos. O maior desafio global até o momento causou mudanças comportamentais, antecipando o futuro, como é o caso da telemedicina.  As mudanças em marcha não terminarão com a vacinação ou quando o vírus regredir.

Há tendências que vieram para ficar: maior atenção do paciente às normas de biossegurança; a telemedicina, juntamente com a prescrição eletrônica, o prontuário eletrônico, o check-up digital; a digitalização de parte do atendimento médico; a valorização da vigilância epidemiológica, da Medicina Integrativa e da alimentação saudável; a educação médica online; a neuroarquitetura e principalmente, um empoderamento sem precedentes do paciente, que conquistou, dentre muitas coisas, em 2020, uma grande oferta de serviços em sua própria residência (coleta laboratorial, exames de imagens, vacinação).

A busca pela personalização dos tratamentos deve ser intensificada pelas clínicas e consultórios que não quiserem ser deixados para trás. Além de se voltarem a nichos específicos, o fechamento de parcerias estratégicas  e o investimento em procedimentos com valor agregado são algumas apostas inteligentes e efetivas para 2021.

Com tantas mudanças na Medicina, o marketing médico também precisou de atualização. E profundas mudanças surgiram neste campo também.

Houve um fortalecimento dos médicos influenciadores (a hora e a vez de pequenos influenciadores), que revelam seus bastidores, dúvidas, dores, “mundo real”, ao mesmo tempo em que aumenta a rejeição e o cancelamento de “falsos influenciadores”.

O reinado do ao vivo – lives, stories e webinários –  consolidou-se. Junto com o home office e a quarentena, o paciente aumentou seu tempo de navegação nas redes sociais. Assim, percebemos a importância de uma boa estratégia de marketing digital.

Plano B na Medicina

A live do #GoDigitalDoctor abordou os efeitos da pandemia na carreira do médico. Falamos sobre a importância de um plano B na Medicina e de empreender…

Há novos caminhos a serem trilhados pelos médicos?

Para conversarmos sobre este assunto, recebemos  o Dr. Gustavo Condi, cirurgião, que durante a pandemia uniu-se a outro colegas cirurgiões e lançou um curso online para cirurgiões.

Vamos ouvir o médico e aprender com ele o caminho das pedras do empreender na Medicina.

 

Márcia Wirth
Personal Branding, Marketing Médico e Experiência do Paciente 

Veja também em News…

0 comentários

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?
Márcia Wirth
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.