Temos duas razões para você estar aqui:

ou os seus esforços de marketing não têm resultado em nada ou você vai abrir o seu consultório e não sabe como divulgar os seus serviços!

 

Quem é o médico que precisa de um planejamento de marketing?

 

Quem é o médico que precisa de um planejamento de marketing?

Primeiro cenário: “Não estou tendo resultado algum com o meu marketing atual”.

Essa é a queixa mais comum que ouço dos médicos há mais de duas décadas e ela se tornou muito mais recorrente desde a pandemia, quando milhares de profissionais que não são especialistas em marketing médico começaram a atuar nesse segmento para assegurar a sobrevivência dos seus negócios em meio à maior crise sanitária e econômica mundial que já enfrentamos.

E mesmo sem conhecimento algum sobre experiência do paciente, epidemiologia, direitos do paciente, especialidades médicas, formação do médico, regulação da publicidade médica, saúde digital, papel dos órgãos reguladores (CFM, AMB, CNRM, ANVISA, ANS), sem ao menos distinguir o que é o CRM do RQE, as agências entrantes no mercado começaram a oferecer seus serviços aos médicos, levando em conta apenas as dores mais comuns da classe profissional.

É fácil mapear as principais dores dos médicos:

  • Sair do plano de saúde;
  • Usar o plano de saúde estrategicamente;
  • Criar experiência de atendimento;
  • Treinar secretárias;
  • Diminuir número de vínculos empregatícios e exercer uma medicina de qualidade;
  • Aumentar a percepção de valor da consulta;
  • Realizar mais procedimentos e cirurgias;
  • Montar um consultório particular: estrutura e produto;
  • Captar o paciente ideal que pode pagar por seu atendimento particular;
  • Tempo para a família;
  • Definir os melhores investimentos;
  • Se aposentar e manter o padrão de vida;
  • Não sofrer com burnout;
  • Não saber “o que postar”, ou seja, “não ter estratégia de marketing”.

Difícil é traduzir isso em estratégia e em ações de marketing que possam reverter essas dores.

A maioria das agências de marketing oferece o mesmo remédio para as dores listadas acima: pacotes de postagens em redes sociais ou anúncios em plataformas de Ads, como se isso fosse resolver os problemas listados.

Você já deve ter recebido propostas tentadoras para:

  • “Transformar seguidores em pacientes”;
  • “Dicas infalíveis para fazer postagens no seu feed”;
  • “De 0 a 10 k seguidores em uma semana”;
  • “Sua clínica em primeiro lugar na busca do Google amanhã”;
  • 6 posts no feed, 03 stories e 01 reels por mês…

E você já deve ter aceitado uma ou muitas delas e viu que não chegou a lugar nenhum. Que o desconhecimento sobre a sua realidade e sobre as suas personas ( seus pacientes) é imenso… E você não saiu do lugar, não aumentou sua carteira de pacientes, não captou novos leads, não indexou seu site no Google de maneira orgânica.

 

Hoje você mantém diversos pontos de contato, ou seja, diversas redes sociais ativas, nenhuma delas te traz nenhum resultado e no fundo você não faz nem publicidade direito – simples anúncios – e nem comunicação, pois não estabelece laços com ninguém interessado no seu serviço.

E aí dá um desânimo imenso. Como resolver isso?

Contratando um profissional especialista em planejamento de marketing médico, que além de fazer uma auditoria das suas ações de marketing hoje, te indicará um caminho seguro para ser seguido, sem tropeços, sem desvios, sem atalhos e sem pacotes de posts.

Segundo cenário: “Vou abrir o meu consultório agora e não tenho ideia de como divulgar meus serviços”.

Esse é um cenário diferente do descrito acima. Já elaborei muitos planejamentos de marketing para médicos que acabaram de terminar a residência e desejavam abrir um consultório particular, mas não tinham noção alguma sobre como divulgar os seus serviços em uma determinada localidade.

Isso porque a formação médica peca e não prepara o médico para ser um empreendedor. Ele dedica-se por quase uma década à sua formação profissional, a tratar o doente e não sabe nada sobre marketing, finanças, direito, administração…

O planejamento de marketing aqui é elemento crucial. Ninguém divulga um negócio novo com pacote de posts na sua cidade. Aqui, elementos importantes da comunicação integrada determinam a sobrevivência do negócio: personal branding, marketing pessoal, marketing de relacionamento, marketing de influência, marketing digital, assessoria de imprensa, experiência do paciente e inovação em saúde..

 

A importância de ter um planejamento de marketing orientando as suas ações de divulgação desde o início do negócio é fundamental. O investimento se justifica porque a longo prazo ele faz com que você economize recursos, impedindo que diversas ações de marketing sejam realizadas várias vezes.

É muito comum eu me deparar com médicos que desenvolveram 03 ou 04 identidades visuais sem correspondência com o negócio, 05 sites que não trouxeram nenhum resultado ou que pagaram por meses por campanhas no Google Ads que não geraram nenhum lead qualificado.

O início do negócio é o melhor momento para contratar o planejamento de marketing médico. Ninguém começa colocando um podcast no ar para atrair pacientes… Começamos do começo e o começo é misturar argamassa com cimento é criar os pilares da sua estratégia de marketing médico.

O que o planejamento de marketing contempla?

 

O que o planejamento de marketing contempla?

O planejamento de marketing médico é composto por 12 etapas essenciais, que são desenvolvidas em conjunto com o médico em seis semanas de trabalho. Durante esse período, teremos encontros semanais, via plataforma zoom, com a duração de uma hora cada sessão.

O processo conta também com exercícios semanais, leituras obrigatórias e recomendações de cursos extras para promover a mudança necessária nos negócios.

Com a minha orientação, teremos um documento importante que guiará os passos do médico composto por:

  • Objetivos: tangíveis e intangíveis;
  • Negócio: considerações iniciai sobre a marca médica hoje, declaração de marca, missão, visão, valores, propósito;
  • Serviço: matrizes BCG, SWOT;
  • Mercado: microambiente, macroambiente, especialidade médica;
  • Concorrência: concorrentes diretos, referências na especialidade;
  • Público: definição de personas, perfil do cliente ideal, custo de aquisição, valor vitalício;
  • Canais: definição de pontos de contato on e off-line;
  • Conteúdo: o que divulgar e o que não divulgar;
  • Orçamento: quais plataformas Ads escolher e quanto investir;
  • Plano de Ação: o que fazer a cada trimestre do ano subsequente;
  • Normas de Publicidade Médica: como executar o plano de marketing observando as normas de publicidade médica;
  • Recomendações Finais: como fazer acontecer de verdade.

Planejamento entregue: e agora?

Terminado o planejamento, as ações de marketing que serão sugeridas devem ser realizadas numa cadeia sequencial e o prazo recomendado para realização é de 12 meses.

Após a etapa de panejamento é possível contar com o meu suporte de duas maneiras:

  • Por meio de reuniões bimestrais com o médico para acompanhamento de resultados;
  • Por meio de reuniões mensais com a agência de marketing do médico para acompanhamento de desempenho das ações.

Ambas as ações são contratadas de forma separada e posteriormente à entrega do planejamento.

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