LGPD: tudo o que o médico precisa saber

A pandemia afetou profundamente a forma  de fazer Medicina: telemedicina, prescrição eletrônica, prontuário eletrônico, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), check-up digital, inteligência artificial no atendimento aos pacientes (chatbots)… 

O  projeto #GoDigitalDoctor promoveu uma live sobre a Lei N° 13.709/ 2018 , a Lei da LGPD. A lei  está em vigor desde 18 de setembro, mas há diversas lacunas na regulamentação do tratamento das informações pessoais. E há muito desconhecimento sobre a aplicação correta da lei na prática, em pequenos negócios, como consultórios e clínicas médicas. 

LGPD na prática

 

Será que o médico que participa do ClubHouse está infringindo a LGPD? O que o paciente precisa saber sobre a lei? O que os funcionários das clínicas médicas precisam saber sobre a LGPD? Quais as penalidades previstas no caso de descumprimento da lei? Para esclarecermos estas dúvidas, conversamos com a Dra. Ariella Muniz, advogada, especialista em Direito Médico e uma das autoras do e-book LGPD Descomplicada para Profissionais de Saúde ”, afirma Márcia Wirth, especialista em Branding & Marketing Médico. 

A live abordou  a importância da criação de um  check-list de seis passos para a aplicação correta da LGPD:  mapeamento de dados, desenvolvimento de uma política de privacidade, organização do atendimento aos pacientes, revisão dos contratos da clínica, treinamento da equipe e designação do encarregado de dados pessoais.

 

Márcia Wirth
Personal Branding, Marketing Médico e Experiência do Paciente 

Veja também em News…

0 comentários

Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Oi, posso te ajudar?
Márcia Wirth
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.